Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Milton Carlos Designer



Total de visitas: 56106
Rainhas de Rodeio




RAINHA DE RODEIO: QUEM COMEÇOU ESSA HISTÓRIA?
A cidade de Barretos-SP é a pioneira no Brasil na realização de feiras agropecuárias (rodeios) e os concursos para escolher a Rainha da festa do peão, tiveram a mesma origem, pois desde a realização do primeiro rodeio, em 1956, o clube “Os independentes” promotor do evento procede a escolha da Rainha da Festa, ou seja a escolha da representante feminina do universo rústico dos rodeios.



A idéia do rodeio vingou, sendo que atualmente praticamente todas as cidades, por pequenas que sejam tem a sua festa de peão.
Porem demoraria varias décadas para que outras cidades alem de Barretos (de onde surgiram os eventos desta natureza) procedesse também à escolha de suas rainhas.
Na realidade foi a própria cidade que motivou outras cidades, quando a partir de 1995, meninas de todo o país passaram a disputar etapas locais e regionais para irem até Barretos na mais famosa festa do Brasil (a nível rural) concorrem à “Garota Rodeio Brasil”.
Hoje a idéia do Rainha da festa de peão ou Rodeio é sucesso a nível nacional e todo Rodeio que se preze tem a sua Rainha.
Porem notamos tristemente, que eventos desta categoria a nível regional, são em sua maioria muito mal produzidos e divulgados, as moças desfilam em passarelas improvisadas (com risco até de acidentes) sem nenhuma coreografia e vestidas de maneira muito pouco graciosa e sem nenhum glamour (camisetas, shortinhos e calças surradas e se alguma quiser usar chapéu terá que comprar ou emprestar de alguém).
Tivemos então a idéia de locação, os trajes são completos top´s, calças, chaparreiras, cintos, chapéus, botas e até faixas em couro (puro ou facke) tinturados ou natural, a criatividade também é variável, totalmente em couro ou misturando outros materiais com renda, pedrarias, soutache, geapure etc.
Há também opções infantis para Rainhas mirins ou teen, alem dos concursos de rodeio, poderão ser usados em festas (tipo cowtry fest) para vestir hostes, recepcionistas ou rainhas.
Nosso now-row vem da confecção de trajes típicos para outros eventos, então resolvemos amplia-lo para este segmento, que pelo menos Regionalmente necessita de um pouco mais de carinho e capricho.

“PARA QUE SERVE?” E/OU “POR QUE UMA RAINHA DE RODEIO?”
Vivemos uma época que a imagem e a mídia, são grandes referencias e ocupam um espaço especial no segmento da informação e do entretenimento.
Para muitos o ambiente destas festas (de peão) é carregado de regionalismo, rusticidade e desencanto, então, nada mais perfeito do que a beleza feminina para suavizar e enfeitar o evento.
Alem de servir como instrumento de valorização e resgate estimativo das jovens (promovendo-as socialmente e estimulando) dos municípios onde eles se realizam.
A grande característica dos desfiles é a apresentação das candidatas em “traje típico estilizado” e o teste de comunicação oral, que coloca a prova o, desembaraço e fluência verbal (afinal elas irão às emissoras de Radio, jornal e televisão, para divulgar e convidar o publico e as famílias para comparecerem ao rodeio) das pretendentes ao titulo.
(Por este motivo, todos os concursos costumam ser realizados na semana que antecede, ou no primeiro dia dos eventos dos rodeios) chamando a atenção para sua realização.
Alem disso, comparecerão todos os dias ao recinto, mostrando a beleza da mulher interiorana e de seus magníficos e riquíssimos trajes (típicos), uma atração a parte que encanta e emociona os visitantes, enchendo de orgulho os munícipes, promotores e organizadores.
Todo rodeio (ou festa de peão) que se preze, terá sua Rainha, que deve se fazer acompanhada de princesas (e em alguns, até da corte mirim/rainhazinha e princesinhas).
Quase sempre são mulheres bonitas que atraem a atenção da mídia e causam “burburinho” por onde passam, sem ser escolhidas entre as meninas da própria comunidade local e que alem de beleza ou atributos físicos, possuam carisma, simpatia e desembaraço para ocupar o posto, pois elas serão as próprias anfitriãs e musas do universo country.
Algo que mexe com o imaginário (sonho) de muitas jovens e de quem admira e aprecia a beleza feminina.
Desta maneira a Rainha do Rodeio enriquece a grade de atrações, marca o evento, atraindo não só o publico que gosta de montaria, diversificando a possibilidade do agrado geral.